Ações disparam após IPO e valor do Alibaba chega a US$ 231 bi
Logo após oferta inicial na Bolsa de NY, valor dos papéis cresce mais de 30%

O fundador do grupo Alibaba ao chegar na Bolsa de Valores de Nova York, no dia em que faz a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de seu grupo no mercado (Reuters)
O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba dá nesta sexta-feira o seu mais importante passo. A companhia estreou no mercado financeiro com a maior oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) do setor de tecnologia na Bolsa de Nova York.
Foram oferecidas 320 milhões de ações, cujo valor individual foi fixado em 68 dólares. Nos primeiros minutos, as ações dispararam, chegando a 92 dólares (crescimento de 35%), registrado às 13h40 (no horário de Brasília).
Ao arrecadar cerca de 21 bilhões de dólares, a companhia — que lança os papéis sob a sigla “BABA” — teve seu valor de mercado elevado para 231,7 bilhões de dólares, superando o valor atual do Facebook, 228 bilhões de dólares, e adversários diretos, como os casos de Amazon (149 bilhões) e eBay (64 bilhões). A empresa chinesa perde apenas para o Google (402 bilhões).
O grupo de internet está entre os fenômenos chineses que flertam com o mundo fora da muralha doméstica. Criado em 1999 pelo executivo Jack Ma — um dos homens mais ricos de seu país —, o Alibaba controla a Taobao Marketplace, maior site de comércio eletrônico da China, e o Alibaba.com, principal plataforma de comércio eletrônico entre empresas da Ásia. Recentemente, a companhia comprou metade da participação que o Yahoo detinha do por 7,6 bilhões de dólares e adquiriu 18% do site Weibo, versão chinesa do Twitter, por 585 milhões de dólares.
Os dragões chineses da tecnologia
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Alibaba vs. Amazon, Mercado Livre, PayPal

O Alibaba nasceu em 1999 e funciona como uma plataforma de serviços digitais, com e-commerce, classificados e sistema de pagamento. O grupo domina 80% do comércio eletrônico na China e movimentou, em 2013, o equivalente a 248 bilhões de dólares. O Taobao, Tmall e o Alibaba.com são os três principais sites do grupo.
O Taobao é a maior divisão da empresa e seu catálogo de produtos chega a 760 milhões de unidades, oferecidas por 7 milhões de vendedores. Os comerciantes, normalmente pequenos empreendedores, não pagam para utilizar as prateleiras digitais. A receita vem de publicidade e de recursos que melhoram a exposição das ofertas. O Tmall, por sua vez, é voltado a grandes empresas e seu catálogo é de 70.000 produtos. Já o Alibaba.com é um misto dos dois serviços.
A preparação para a abertura de capital na bolsa de Nova York, que deve acontecer no segundo semestre, é a face mais visível da internacionalização da companhia. No Brasil, o grupo atua sob o selo AliExpress. Segundo dados da comScore, o serviço atrai 11 milhões de consumidores por mês — metade do líder Mercado Livre.
Jack Ma, o fundador: de professor a megaempresário
Ma Yun, mais conhecido como Jack Ma (em destaque na foto acima), de 49 anos, fundou o Alibaba em 1999. É, antes de megaempresário, um apaixonado pela língua e a cultura inglesas. Ele faz circular a anedota que, durante a infância, vivia diante de um hotel para topar com turistas e praticar o idioma com eles. Depois de graduar-se em letras, virou professor do idioma. É aficionado também por artes cênicas e, por isso, promove anualmente na sede do Alibaba um concurso de talentos do qual ele próprio não fica de fora.
Ma Yun, mais conhecido como Jack Ma (em destaque na foto acima), de 49 anos, fundou o Alibaba em 1999. É, antes de megaempresário, um apaixonado pela língua e a cultura inglesas. Ele faz circular a anedota que, durante a infância, vivia diante de um hotel para topar com turistas e praticar o idioma com eles. Depois de graduar-se em letras, virou professor do idioma. É aficionado também por artes cênicas e, por isso, promove anualmente na sede do Alibaba um concurso de talentos do qual ele próprio não fica de fora.
Jack Ma conta que o nome do negócio, Alibaba, lhe ocorreu durante uma viagem a São Francisco. A inspiração foi mesmo o conto árabe Ali Babá e os Quarenta Ladrões. Para validar a ideia, ele foi às ruas perguntar a quem passava se o personagem era tão popular quanto imaginava. Com a resposta positiva, batizou a companhia.
Valor de mercado
231 bilhões de dólares
231 bilhões de dólares
Concorrentes
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