
INÍCIO DA PRIMAVERA
Há previsão de formação de um El Niño (evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, aquecendo suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo) de fraca intensidade, que deve se desenvolver ao longo dos próximos meses. Ele deve garantir que a chuva comece na hora certa, mas com mais calor do que a normalidade de Norte a Sul do Brasil. A maior parte dessa chuva deve ocorrer em forma de pancadas que, geralmente, ocorrem nos períodos da tarde e da noite e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. De forma geral, teremos mais calor do que o normal e a chuva deve ficar um pouco acima da média em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste podem ter um pouco mais de chuva em outubro, mas como a média normal é muito baixa neste mês, de forma geral pode-se dizer que a primavera será mais seca e bem mais quente do que a normalidade nestas Regiões.
A temperatura durante a primavera pode ser influenciada pelos oceanos. Nesta estação, os oceanos meridionais do hemisfério sul ainda estão frio, mas com o passar dos dias eles vão ficando mais aquecidos, o que resulta em temperaturas amenas.
Previsão para os meses de outubro, novembro e dezembro (Fonte: Climatempo)
Outubro
A primeira quinzena de outubro ainda será quente e com chuva muito irregular no país. Durante a segunda quinzena devemos ter a passagem de duas frentes frias e o retorno das pancadas de chuva no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no sul da região Norte. Ainda pode esfriar na passagem das frentes frias.
Novembro
O mês de novembro deve ser marcado pelo aumento da chuva em diversas áreas do Brasil. No Nordeste, historicamente chove pouco neste mês. No Sudeste, os Estados de São Paulo e de Minas Gerais podem ter elevados totais de precipitação, mas apenas em pequenas áreas, como no leste de SP e no norte de MG. No norte da Região Norte e no Sul do Brasil, pode chover acima da média. Por outro lado, deve chover menos do que o normal no sul do Amazonas, em Rondônia, no Tocantins, no norte da região Centro-Oeste e no oeste do Nordeste.
Dezembro
Neste mês de dezembro poderemos ter a atuação de um rápido evento deZCAS (Zonas de convergência são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia. É a responsável por períodos de enchentes na região sudeste e veranicos (períodos de estiagem, acompanhada por calor intenso em plena estação fria com duração de mais de quatro dias, baixa umidade relativa e forte insolação) na região sul do Brasil, com maior possibilidade de ocorrência entre os dias 05 e 15. Isso deve aumentar a quantidade de chuva em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No Sul, a segunda quinzena deve ter bastante chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário